sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2011 foi embora...


Chegou causando...muito trabalho!
Chegou me arrastando, me carregando, me afugentando...nada ao acaso.
Terminou arrasando...nunca mais eu tinha jogado baralho!
2011 passou rápido como um breve desajeitado atraso.
Lento como uma disputada corrida de cavalos!
365 dias se passaram...
Tempo suficiente para me deixar em alerta, em sintonia, em harmonia, em espera.
As fotografias que ficaram me mostram sorrisos constantes...
E a confiança da mudança de atitudes me deixa vigilante.
2011 me trouxe a realização de um sonho...
A aproximação de amizades vibrantes!
Me trouxe muito trabalho, muita leitura, muita concentração, muita desenvoltura.
Me trouxe a oportundiade de conhecer melhor 4 cidades da Bahia: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e São Francisco do Conde.
Me trouxe de volta amizades distantes, me trouxe novas amizades importantes, me trouxe professores valentes e alunos fascinantes!
"Mas te vejo e sinto o brilho desse olhar, que me acalma, me traz força pra encarar (tudo)".
2011 foi embora, e levou consigo muita coisa minha...mas deixou pra mim um monte de lembrança boa...
2011 foi embora, e agora, aqui dentro, eu quero estar ali, logo ali...depois da curva, bem do lado de fora, numa boa!
^^





segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

EVSUS São Francisco do Conde - BA 2011


Enfim, o Estágio de Vivências no SUS aconteceu.
Nasceu forte e saudável, após tanta espera, tanta conversa, tanta estrada...
Alguns entraves apareceram no caminho, dentre eles, um calor insustentável, mas mesmo assim, floreceu!
Risos e protestos lado a lado com muita concentração, foi assim desde o momento da entrada.
Não poderia ser diferente: um monte de mente pensante, que há muito tempo já se preparava e ansiava por este instante...embora tenha sido breve e cansativo, mas também foi muito enriquecedor. Certamente vai ficar para sempre em nossas mentes!
Todo estudo, toda dedicação, e tudo o mais valeram a pena... Aliás, eu diria que valeu a galinha interia!
Tenho total convicção de que da próxima vez que eu olhar minuciosamente as anotações, observar cuidadosamente as fotografias ou apenas lembrar o nome da cidade de São Francisco do Conde (que não será apenas por causa da renda per capita alta), terei a certeza de que a minha formação humana, a minha formação acadêmica, a minha formação profissional foram realmente completas.
E da equipe multiprofissional não levarei apenas os nomes, levarei também os sonhos, os semblantes, os argumentos, os risos, os questionamentos, as vozes, os apelidos, as brincadeiras...enfim, os mesmos objetivos!
Enfim, o Estágio de Vivências no SUS não apenas aconteceu, mas de fato nos envolveu, nos acolheu, nos recebeu, nos escolheu...e, como resposta, pactuamos seguir os mesmos caminhos, embora em trilhas distintas porque desta vez, seguiremos com mais otimismo...com a certeza de que podemos fazer a diferença, provocar a mudança e, enfim... com saudade de tudo o que passou, mas que ficará conosco até o infinito!

por Adrielle Lopes, em 21.12.2011

domingo, 11 de dezembro de 2011

Amizade é matéria de salvação


Quando eu li a frase da Clarice Lispector "Amizade é matéria de salvação", pela primeira vez, não imaginava o quão profunda e consistente ela seria...
O fato é que conversando com Ramon Luduvico, seja a respeito da infra-estrutura universitária, ou o currículo do curso de Educação Física da UESB, ou simplesmente sobre religião, ele me faz analisar as coisas por outros ângulos, a ponto de me sentir num estado de plenitude, de nirvana, de salvação...e então eu penso que a Clarice tinha razão...
Tem gente que ama o dinheiro, que ama o time de futebol, que ama viajar, que ama um monte de coisa... nada contra amar, muito pelo contrário... mas, amar a amizade desse menino, pra mim, tem um sabor todo especial de apoio, de iluminação, de suavidade e enfim...de felicidade!
E é isso o que acontece com Ramon Luduvico, meu calouro de Educação Física, um cara que eu gostei desde o instante em que fitei o brilho dos olhos dele, desde o dia em que a dança inundou seus músculos e transbordou por sorrisos satisfeitos e sinceros.
Tenho descoberto, durante a graduação, por culpa dele, que os pilares da universidade não se sustentariam se não fossem pelas pessoas que a suportam, e por isso, eu concordo plenamente, quando ele diz: "os pilares da universidade deveriam ser ensino, pesquisa, extensão e pessoas - especialmente as pessoas".
Ele é um cara Humano Demais, que não vê apenas o tamanho, a cor, a imagem, a textura...mas tudo isso ao mesmo tempo, e algo mais, aquilo que é invisível aos 5 sentidos do corpo humano por outras pessoas.
Sou absolutamente grata à Deus por ter tido a oportunidade de conhecê-lo, de conviver com ele, de compartilhar suas ideias e criar outras ao seu lado. Agradeço também porque, mesmo quando divergimos em alguns pensamentos, há amor suficiente para respeitar as ideias e os ideais da nossa individualidade. O curso de Educação Física nos uniu, por obra divina...e eu espero que mesmo quando o nosso tempo de graduação terminar, simplesmente possamos lembrar que a amizade é a nossa salvação, pois de nada adiantaria, não apenas a universidade, mas tudo o que há, se não fosse pelas pessoas, pessoas como Ramon Luduvico, que fazem a minha vida ser matéria de salvação...
Te amo, meu amigo!
^^


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mês dos Conflitos...

Todo final de ano é a mesma coisa: um vazio invade a minha mente!
Dá vontade de ir embora, sem malas, sem histórias, sem despedidas...
Uma sensação ruim me persegue nessa época do ano, fico atormentada. Então, começo a ter pesadelos, as mãos e os pés gélidos, os conflitos começam a tomar forma, literalmente!
Definitivamente eu não gosto desse período. Se eu pudesse apagar durante todo o mês de dezembro... emendar novembro em janeiro. Entrar em coma no mês de dezembro era o que eu precisava, realmente.
O fato é que este mês me deixa mais estranha do que já sou, me deixa desesperada, me falta tudo e sobra algo mais... E talvez por esta época ser um momento de reflexão, de observação, de introspecção que eu, simplesmente vivencio essas crises. Será que tudo isso está valendo a pena? até que ponto? até quando eu vou vivendo assim, com objetivos ínfimos, cheia egoísmos e conquistas fugazes? Tudo é tão passageiro e o que estou fazendo para melhorar isto que chamo de vida? hummmm, acertou quem disser: "Nada", absolutamente!
E eu penso que o Humbeto Gessinger diria que "na verdade nada é uma palavra esperando tradução". É, mas ele é um poeta, um gênio, um ser humano que está em outro nível... em contrapartida eu sou insignificante, lamentavelmente!
Nesse instante eu começo a ter medo da companhia inevitável da solidão (algo que eu sempre venerei), o pior é que, inclusive, passo a ter medo também da presença constante das pessoas que estão ao meu redor, e veja só quanta contradição! Eu vi uma frase que dizia assim: "Não tenha medo de estar só, tenha medo de estar vazio". Eu estou com medo de tudo, de todos, de nada e de ninguém. Tenho a leve impressão de que tenho medo de mim mesma e de todos estes pensamentos. Ai que mês mais desagradável e longo é esse dezembro! Fico aqui na expectativa de vê-lo passar o mais breve possível, de olhos fechados, com o coração apertado, a mente desligada e as mãos geladas...