quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

repensando a prática pedagógica

Sempre que uma fase termina, outra se inicia:
Encerrei mais uma etapa do projeto de extensão universitária "Vivenciando o Meio Aquático" (no qual fui monitora de natação por 8 meses na UESB)...
Comecei há pouco tempo as aulas de natação no projeto "Atleta do Futuro" pelo SESI...
Entre um e outro, algo permanece ainda mais firme em mim: a vontade de ser melhor.
Não tenho a pretensão de ser melhor que o outro, não pretendo ser reconhecida como a melhor que ninguém...
Minha obstinação é ser melhor hoje do que eu fui ontem, é ser melhor amanhã do que eu fui hoje, é superar minhas dificuldades e tentar ser sempre melhor e mais do que eu posso ser, ou do que eu já sou.
Reconheço minhas fraquezas, reconheço minhas limitações, reconheço meus erros...
Mas ainda assim eu almejo ser reconhecida pela minha tentativa de melhorar a cada dia.
Então, diante dessas fases que ora inicia, ora termina, eu me proponho a repensar em toda minha prática pedagógica.
Lembro dos teóricos que estudei, lembro dos debates acadêmicos, lembro de cada aula planejada, de cada mudança desprogramada, de cada olhar penetrante e ansioso dos meus alunos, penso também nas expectativas deles, em como eu poderia ter sido melhor a partir da minha práxis educacional e assim ter atingido aos anseios deles.
É intrigante o fato de que quando penso na minha prática docente, não penso muito em mim (nem tampouco em destaques e/ou recompensas) só consigo pensar em como fazer para ser melhor o aprendizado deles. Algumas pessoas acham que o professor é o detentor do saber, mas o tanto de coisa que aprendi com meus alunos , não representa 1/3 do que eu passei pra eles. No final das contas, eles se sentem agradecidos pelos aprendizados adquiridos, mas eu é quem sou eternamente grata por tudo que aprendi/aprendo com eles.
Então, a cada dia que passa, a cada momento de reflexão da minha prática educacional, eu me convenço ainda mais de que eu amo ensinar, eu amo estar com meus alunos, eu amo o desenvolvimento deles, eu amo a Educação Física (quem diria...).

Um comentário:

  1. Sábias palavras amiga
    sempre temos que refletir sobre nossa prática, sobre o no existir, ser, estar e fazer
    vejo que esse aspecto de superação cada vez mais é vontade de buscar um sentido da vida
    sempre refletimos sobre nossas possibilidades, saímos do presente e repensamos o passado no aqui-agora
    um passo por vez e um passo de cada vez é o melhor a se fazer
    em qualquer aspecto da vida procuramos superar dificuldades e sermos cada vez melhores
    bjs

    ResponderExcluir