sexta-feira, 26 de novembro de 2010

futebol, natação e capoeira...


O que eles tem em comum? ou seria incomun? eu diria: eles tem muito a se comunicar!
Deve ser por causa da mesma orientação acadêmica dos professores que ministram as respectivas disciplinas...
Talvez seja as discussões sócio-histórica-cultural que permeiam tais modalidades...tão próximas e tão opostas, tão instigantes quanto desorientadoras e fascinantes.
Combinação perfeita para aula de campo na capital baiana:
No Barradão (estádio do Vitória) o coordenador (João Paulo), há 19 anos no clube, fala sobre a divisão de base e toda a fábrica de ilusões que paira sobre as mentes dos jovens atletas que sonham em se tornar jogadores de futebol, ignorando o fato de que apenas 5% deles conseguem reconhecimento como os famosos Kaká, Robinho, Romário, Ronaldo's...
No estádio de Pituaçu, um dos melhores gramados do país, um investimento pesado para a comodidade dos torcedores, jogadores, treinadores e...políticos.
No estádio de Itinga, o Esporte Clube Bahia treina, concede entrevista e nos permite uma visitação rápida, porém suficiente para perceber que não foi por acaso que o time voltou para a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro, tamanha organização!
Na Academia de Capoeira de João Pequeno, no Forte de Santo Antônio, os movimentos se apresentam de forma lenta, bem próximos ao chão, os capoeiristas bem vestidos primam para manter a essência da capoeira angola, voltada para as tradições dos escravos africanos.
Cansaço, sono pesado, um pouco de mau humor, mas satisfação em absorver tanto conhecimento, sem sequer abrir um livro.
Na ACEB (Associação Cultural e Esportiva Braskem) o técnico da Seleção Brasileira de Natação (Rogério Arapiraca) com 32 anos de carreira, faz um trabalho de base de alto rendimento com seus atletas, em destaque: Allan do Carmo e Luiz Rogério. Além de ministrar o treino, o técnico abordou muitas questões relacionadas à natação na Bahia e no Brasil, suas dificuldades e superações. Desde os 900 abdominais que cada atleta realiza todos os dias até às consultas com psicólogos e nutricionistas, foi possível notar a importância da aferição da glicose e lactato sanguíneos.
No Salvamar, os instrutor Carlos Moaraes ministra uma oficina preparatória para resgatar vítimas de afogamentos. Apesar das brincadeiras da turma, este foi um momento intrigante. Eu penso: "como manter a calma num momento em que o desespero prevalece?" então analisando as posturas dos salva-vidas eu chego a uma conclusão eminente: eles são seres humanos altamente preparados para socorrer, mas nem sempre recebem a valorização que merecem!
No Centro de Esportes da UFBA, o professor Fernando Reis nos mostra os trabalhos dos seus alunos da disciplina Metodologia do Futebol e nos dá um choque de revitalização, de desconstrução, de provocação, de desafio... Não é á toa que ele foi ( e continua sendo) o mestre dos meus mestres! concordo plenamente com ele ao dizer que o professor tem que ter formação intelectual.
No Pelourinho, visitamos a fundação Mestre Bimba. Agora a capoeira se apresenta com movimentos mais rápidos e altos, bem semelhates às artes marciais. Além disso, há maior interação entre os praticantes, vindos de vários lugares para admirar e vivenciar a capoeira que teve mestre Bimba como precursor...e lá filho e neto do Mestre Bimba se faziam presentes, enriquecendo as informações, compensando todo cansaço, toda fome, todo sono...
O interessante é que, fazendo um balanceamento de todo conhecimeto adquirido com as aulas de campo em Salvador, ressalto que todos os agentes construidores do saber, seja este relacionado ao futebol, à natação ou à capoeira, posso garantir que o ponto chave que eles destacaram e que ficou muito nítido para mim foi: "É preciso amar o que se faz". Diante deste parâmetro, futebol, natação, capoeira... todos eles estão em constante comunicAÇÃO!

4 comentários:

  1. Mas você é meu orgulho né? Esse texto transmitiu tudoo que passamos.

    Parabéns minha adrilete.
    =*

    ResponderExcluir
  2. São tantos os Orgulhos, que eu fico aqui bestinha só de saber que tenho umas calourinhas tão dedicadas e aplicadas como vc Driih..

    E como diz o Professor PIMENTA..rs Pelo presente q estamos construindo o futuro nos guardará mais coisas boas aindaa!

    Parabéns pela reflexão e pelo excenlente texto.

    Obs: é Fernando Reis e não Rochaa.. com certeza o cara eh demais, foi meu orientador na Pós e não é a toa q seu apelido é Boca (lembrando Gregorio de Matos q era chamado de Boca do Inferno), ele nos desafia a todo momentoo! Bjs*

    ResponderExcluir
  3. Oh gente,obrigada pelo carinho e apoio,na verdade este foi apenas um pequeno relato das aulas de campo em Salvador...muita coisa ficou nas entrelinhas...
    Ramon,meu anjo,obrigada pela correção. Já me disse alguém: "Erra o título, mas não erra o autor!"kkkk
    Admiro vocês! Beijos^^

    ResponderExcluir
  4. Drika... vc é uma ET.kkkkk...menina, vc consegui resumir td em pequenas palavras o qnto foi maravilhosa a aula. Parabêns ...
    BJks amiga
    Livinha

    ResponderExcluir