domingo, 27 de novembro de 2011

passado x presente [²]


Sempre que retorno à casa de meus pais, debruço-me sobre as fotografias, cds, livros, cadernos, cartas. Em um desses momentos, resolvi voltar ao passado através da releitura de textos que eu guardei das pessoas que participaram da minha história de uma forma ou de outra. Então, encontrei um texto escrito em 28/11/2004, por alguém que dividiu alguns momentos inesquecíveis ao meu lado durante a época do Ensino Médio. Não sei o porquê de ter ficado com esse texto, nem tampouco posso explicar o motivo pelo qual o guardei e o estimo tanto. Talvez seja pelo fato de que a pessoa que o escreveu, apesar de não mantermos mais contato, continuará sempre sendo muito importante para mim. Inclusive, esse texto é de uma sensibilidade tão profunda, que encanta qualquer pessoa, como acontece comigo, mesmo depois de 7 anos transcorridos:

20:13h

"A lua surge em meio à cidade luz, em que horas atrás se encontrava tão pacífica diante do por do sol, ali há vida envolvida de amor. Não consigo imaginar como seria senão dessa forma, e sei que posso não estar certa disso. Essa dúvida arde profundamente em meu peito, não pense que não. Mas como este dia "perfeito" aconteceu, não irei lagrimejar nem fraquejar nesse instante, tendo que esconder a dor que sei que já sinto, mas não sei o porqueê. Deveria eu saber? Preferia nem pensar em querer afirmar tal sentimento e sensação. Agora vejo que um ser humano é tão dependente do outro que acaba cometendo o crime de acinzentar a grandeza do que deveras sentir devido ao fato de temer o acaso, o incontrolável, o que nos torna submissos uns aos outros. Aí há guerra, há terror, há desesperança... Lembro-me agora do que me impulsionou a sentar-me aqui e me dispor a escrever. Clarice inspira no momento em que declara: "[...]nasci para escrever. Minha liberdade é escrever. A palavra é meu domínio sobre o mundo". Imagino os carros que passam velozes e diretos, à procura de um lugar ou não, uma ocasião para erguer faces que já nem se reconhecem à cerca da imposição de regras de conduta, da mais tola queda de uma criança que deve aprender a andar, até o seu último suspiro, quando jaz, e quando o corpo torna-se apenas espírito. A matéria é decomposta e vidas são recompostas em torno delas. Perdi-me ao dizer tudo isso, mas nada pudera fazer-me esquecer daquele brilho de olharinesquecível, causador de todo esse desespero de minh'alma, que me lembra dos carros acima citados, tão concentrados nas trilhas que seguem e imperceptíveis da presença de ti, tão minha enquanto eu queria que assim seja. Neste momento sua existência só se enxerga por mim, e eu sou única e exclusiva para admirar, desejar, tocar, possuir tudo vindo de ti, e você de mim. Falhei... Precisava não demonstrar, não revelar esse querer tão distante de realidade, vivo em fantasias, assim como os sonhos, tão perfeitos quanto irreais. Como posso conter o que estou sentindo?Como eu queria manter em mim tudo isso (que por ser tão bom de sentir, doi...), até que se tornasse passado, lembrança, algo guardado. Poderia eu querer intensificar e eternizar esse sentimento, mas recuso-me a escravizar-me pelo amor. É... AMOR. Teriam vocês pensado que seria isso? Pois afirmo que evitei declarar essa dor, esse medo, essa fúria. Essa erupção que me faz sentir vontade de tê-la, de entregar-me em sangue, carne, alma. A pureza me conduz em caminhos estreitos, escarpados, dolorosos... E no fim de tudo isso te reencontro no mar, na lua, no céu, nas estrelas, sobretudo em meu coração. Retorno para onde comecei infelizmente ou não, preciso abster-me do meu querer e contentar-me com o que fora apenas real. Mas o que fora real?"

21:04h

P.M.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário