terça-feira, 10 de agosto de 2010

Às vezes eu penso que tenho problemas...


Com oito anos de idade ele presenciou esta cena: seu pai estrangulando a sua mãe;

Outro caçava passarinho. Era o jantar da sua família, a única refeição do dia. Ele estava tão cansado de se alimentar dos restos que seu pai encontrava no lixão. Por vezes, carne de urubu era a refeição mais deleitosa que tinha.

Aos 13 anos de idade ela cobrava cinco reais por programa. Certa vez chegou a atender seis caras simultaneamente.

O pai de outro estava agredindo a mulher e, como se não fosse suficiente o sofrimento dela, seu próprio filho pedia para que o pai continuasse a espancá-la ainda mais, alegando que ela merecia. Será?

O pai dele tinha abandonado a família. Sua mãe era prostituta e o pequenino se envolveu com o tráfico de drogas, porém gastou todo o dinheiro que conseguiu comprando doces.

Ela contou que sua casa era divertida, pois quando chovia a água atingia a sua cintura. Ela disse que morava perto, afinal eram apenas 1 hora e meia de caminhada.

Todos eles têm algo em comum: freqüentam as aulas para que sejam garantidas pelo menos duas boas refeições por dia. O suficiente para amenizar tanta dor.Que importa o conteúdo a ser aprendido? Eles não têm mais nada a perder. Para eles, o real problema é estar com o estômago vazio. O resto... É só resto!

Relatos verídicos coletados durante uma conversa casual na Biblioteca da Universidade. Às vezes, quase sempre, não raro, aprendemos muito mais com a experiência fidedigna que com os próprios livros. Aliás, desconheço livros didáticos que nos ensinem a lidar com tais situações.Quem souber, por favor, me ajude, porque os problemas que estou acostumada a enfrentar não passam nem perto desses...

2 comentários:

  1. Não se preocupe amiga
    todos passamos por esse mesmo problema
    os livros naum ensinam viver
    devemos aprender a viver experimentando
    sofrimento todos nós temos
    mas o que nos diferem de outros seres
    é essa capacidade de aprender com nossas dificuldades e de sairmos inteiros e dignos desse sofrimento
    gostei de sua acertiva

    ResponderExcluir
  2. Adorei Drica. Ficou perfeito... E ainda tem tantas outras histórias que com o tempo irei dividir com você. Obrigada pela admiração e pela postagem. Também te admiro muito.

    ResponderExcluir